Manifestantes se reúnem na Hungria para protestar contra lei de imprensa

Manifestantes se reúnem na Hungria para protestar contra lei de imprensa

Atualizado em 28/01/2011 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quinta-feira (27), milhares de pessoas se reuniram nas ruas de Budapeste para protestar contra a nova lei de imprensa aprovada pelo governo da Hungria, segundo informou a agência EFE. Os manifestantes, que articularam o protesto pelo Facebook, exibiam faixas com as frases "Sem imprensa livre não há liberdade" e "Queremos liberdade de imprensa".

A polêmica legislação foi aprovada pelo parlamento húngaro no dia 21 de dezembro de 2010. O texto determina a criação de uma pasta que reúna supervisão da mídia e das telecomunicações e o controle dos canais de televisão e rádio privados, bem como o de jornais e portais de internet, e que terá poder de fechar redações e aplicar pesadas multas a jornalistas e proprietários de veículos de comunicação.

Alguns participantes do protesto - que contou apenas com representantes da sociedade civil - chegaram a colocar fita crepe na boca, como se fosse uma mordaça. A diretora da Anistia Internacional na Hungria, Orsolya Jeney, pediu aos manifestantes para enviar cartas ao governo do país, exigindo que a lei seja revisada.

Pedido semelhante foi feito por parlamentares da União Europeia (UE) e por organizações ligadas a defesa da liberdade de imprensa. Até mesmo deputados da Eurocâmara usaram mordaças para protestar contra a lei de imprensa húngara, ao recepcionarem o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, na Assembleia de Estrasburgo (França).

O premiê foi ao local para falar sobre as prioridades de sua presidência rotativa da União Europeia (UE), assumida no dia 1º de janeiro deste ano, mas recebeu críticas dos parlamentares pela aprovação da lei de comunicação social. Na última quarta (26), o ministro de Assuntos Exteriores da Hungria, János Martonyi, declarou que o governo "revisará a lei de imprensa", o que poderá satisfazer todos os que a criticaram.

Leia mais

-
-
-