Manifestantes realizam protesto em favor da liberdade de imprensa na Itália

Manifestantes realizam protesto em favor da liberdade de imprensa na Itália

Atualizado em 05/10/2009 às 08:10, por Redação Portal IMPRENSA.

No último sábado (3), milhares de pessoas saíram às ruas de Roma para uma mobilização em favor da liberdade de imprensa no país. O protesto, organizado pela Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI), reuniu mais de 60 mil pessoas e teve como ponto alto críticas às recentes ações do primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, contra meios de comunicação da oposição.

Agência Brasil
Sílvio Berlusconi
Os manifestantes utilizaram a ação para protestar contra multas aprovadas pelo governo de Berlusconi contra os jornais La Repubblica e L'Unitá . O premiê italiano acusa os dois veículos de imprensa de difamação, após a publicação de escândalos sobre sua vida privada, envolvendo festas regadas a bebidas e prostituição. Berlusconi também move ações contra jornais da Espanha e França, sob a mesma acusação.

De acordo com informações da agência AFP, a mobilização contou com o apoio de diversas personalidades da Europa. O escritor português José Saramago - ganhador do Nobel de literatura de 1998 - e o filósofo Bernard-Henri Levy são alguns dos famosos que assinaram o documento motivador da mobilização.

Berlusconi classificou os protestos de "farsa absoluta". O premiê afirmou que em nenhum outro país a imprensa tem tanta liberdade quanto na Itália.

Leia Mais

-

-