Manifestantes pedem demissão de ministro após agressão a jornalista na Ucrânia
Centenas de manifestantes exigiram, na última quinta-feira (26/12), a demissão do ministro do Interior da Ucrânia, Vitali Zajarchenko, após a agressão contra a jornalista Tetiana Tchornovil.
Atualizado em 27/12/2013 às 11:12, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Reprodução Jornalista ficou desfigurada após agressão
De acordo com a Reuters, o ataque à jornalista reacendeu os protestos na Ucrânia, que vinham perdendo fôlego mais de um mês depois de o governo ter rejeitado um acordo com a União Europeia (UE), preferindo laços mais próximos com Moscou. A agressão foi atribuída a uma recente reportagem para o jornal Ukrainska Pravda , sobre as casas do ministro do Interior.
Manifestantes, com as mãos acorrentadas, se ajoelhavam em frente aos policiais como forma de deboche. Algumas centenas de pessoas continuam acampadas na região da Praça da Independência, em Kiev. Durante o comício semanal, elas ganham o reforço de cem mil ou mais.
A OSCE, Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, e a embaixada dos Estados Unidos em Kiev condenaram o ataque. Segundo a embaixada, tem havido "uma série de eventos similares nas últimas semanas contra indivíduos, propriedades e atividade política, com o aparente objetivo de intimidar ou punir os que têm ligação com os protestos".





