Malware afeta rede do Facebook pela segunda vez
Malware afeta rede do Facebook pela segunda vez
O malware conhecido como Koobface, um "verme" virtual, voltou a atacar os usuários da rede social . O site teve problemas com a rede de seu anagrama - em que as letras de Koobface são embaralhadas, formando a palavra Facebook -, através da utilização do Google Reader RSS e Picasa como disseminadores.
Segundo reportagem do site INFO Online, Barry Schnitt, porta-voz da empresa, garantiu que o mal já está sendo solucionado junto ao e que, por enquanto, não houve danos mais sérios a qualquer pessoa. Isso porque em julho deste ano, foi registrada ocorrência em que os computadores de diversos internautas caíram na armadilha do programa, o qual publica imagens que se passam por vídeos do e pede aos usuários para baixarem codecs para visualizar o conteúdo compartilhado nas duas versões em que é propagado (Win32.Koobface.a e Win32.Koobface.b), mas quando ocorre a descompressão, surge o vírus cavalo de tróia.
Na ocasião, além do Facebook, o também foi atingido, sendo que este era atacado pelo primeiro aplicativo do Koobface e gerava muitos comentários quando uma conta da rede social era acessada. O segundo enviava mensagens de spam a todos os amigos do usuário por meio do Facebook. Nos dois casos, as mensagens contêm links para vídeos do YouTube. Se o destinatário tenta ver um desses supostos clipes, recebe um aviso para baixar a versão mais recente do Flash Player. O falso programa é, na verdade, um arquivo, codesetup.exe, que se instala no micro e continua a se disseminar, através das duas redes sociais.
O Koobface mantém o computador invadido sob controle, mas ao mesmo tempo, cria uma rede de máquinas-zumbi que podem executar tarefas - como atacar outros sistemas - sob comando de seus responsáveis.
Leia mais
-
-
-






