Malala Yousafzai pede que Europa lute pelo acesso das crianças à educação
Após receber o prêmio Sakharov para os Direitos Humanos no Parlamento Europeu, na última quarta-feira (20/11), a blogueira paquistanesa Malala Yousafzai pediu para que a Europa redobre seus esforços pelo acesso das crianças à educação.
"Cinquenta e sete milhões de crianças esperam por nossa ajuda, estas crianças não precisam de um iPad ou de um tablet, elas precisam de um livro e de uma caneta", declarou Malala.
De acordo com a AFP, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse que a jovem "deu esperança a milhões de pessoas", já que "hoje são mais de 125 milhões de crianças e adolescentes que não têm acesso à escola no mundo, dos quais três quartos são meninas".
"Contem conosco para que a União Europeia respeite estes compromissos mundiais em matéria de acesso universal à educação", declarou. "O Parlamento homenageia a grande coragem de uma heroína, de uma sobrevivente, de uma criança que, aos 15 anos, desafiou o fanatismo pelo seu direito de ir à escola", acrescentou.
O Prêmio Sakharov, de 50.000 euros (cerca de 150.000 reais), é conferido anualmente a um defensor dos direitos humanos e da democracia. A blogueira é a mais nova dos agraciados com a distinção, que celebra 25 anos e é entregue pelo Parlamento Europeu.
Leia também
- -
-






