Mais de 50% dos tuítes favoráveis a Bolsonaro são feitos por robôs, segundo UFRJ e FespSP

Divulgado pelo Valor Econômico nesta sexta (3), estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Escola de Sociologia e

Atualizado em 03/04/2020 às 16:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Política de São Paulo (FespSP) indica que cerca de 55% das publicações favoráveis a Bolsonaro no Twitter são feitas por robôs.
O estudo focou nas postagens feitas no dia 15 de março, quando foram realizadas manifestações nas ruas com teor anti-Congresso e anti-STF, por apoiadores do presidente. Nesse dia eles também foram ao Twitter homenageá-lo com a hashtag #BolsonaroDay. Crédito: Reprodução O Antagonista De um universo total de 66 mil usuários que publicaram a hashtag naquele dia, a pesquisa identificou a ação de 23,5 mil usuários não humanos a favor do presidente.
Esse grupo de robôs é capaz de produzir trending topics, como são chamados os assuntos mais comentados do Twitter, a qualquer momento.
No dia 15 de março, outras 1,7 mil contas publicaram sobre #BolsonaroDay e foram apagadas do Twitter horas depois, num comportamento "típico de bots". Somente esse o grupo postou 22 mil tuítes pró-Bolsonaro.