Maioria dos americanos gostaria de ver na TV sessões da Suprema Corte do país
Maioria dos americanos gostaria de ver na TV sessões da Suprema Corte do país
Um levantamento feito nos Estados Unidos mostra que 60% dos americanos gostaria que as sessões da Suprema Corte do país fossem transmitidas pela televisão. Prática existente no Brasil desde 2002, a medida encontra resistência entre os integrantes da própria corte, informou o New York Times .
Em editorial, o jornal lembrou que desde 1988, o canal de TV C-Span - que transmite discussões do Congresso e entrevistas coletivas concedidas pelos ocupantes da Casa Branca - tenta transmitir os debates da Suprema Corte. No entanto, a emissora só obteve êxito poucas vezes.
Segundo o site Consultor Jurídico, em 2000 o C-Span conseguiu as fitas de áudio da sessão que julgou uma ação que contestava a vitória de George Bush sobre Al Gore nas eleições presidenciais. Em 2003, obteve apenas o áudio das discussões sobre a adoção de políticas afirmativas na Universidade de Michigan.
Para o NYT , "as câmeras na corte permitiriam aos americanos ver com seus próprios olhos, como funciona uma parte extremamente poderosa de seu governo. Permitiria também que os eleitores avaliassem a qualidade dos ministros que o presidente da República nomeia".
Leia mais






