Maior operadora de paywall na Europa compra principal concorrente nos EUA

Piano Media, que fornece programas de controle de acesso pago a sites de notícias, adquiriu a Press Plus por uma quantia não revelada.

Atualizado em 09/09/2014 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A europeia Piano Media, maior fornecedora de programas de controle de acesso pago a sites de notícias - o chamado sistema "paywall" - anunciou nesta terça-feira (9/9) a compra da Press Plus, principal concorrente no mercado norte-americano. Os valores envolvidos na negociação não foram revelados.
Crédito:Reprodução Empresa quer dobrar receita com expansão na Europa, Ásia e América Latina
Segundo a Reuters, a diretora executiva do Wall Street Journal , Kelly Leach, assume a função de presidente do novo grupo. Em comunicado, ela afirma que sua meta é dobrar a receita no próximo ano através de uma expansão na Europa, Ásia e América Latina. "Há a compreensão entre editoras agora de que os anúncios online não podem ser as únicas fontes de renda, e assim paywalls estão se tornando cada vez mais importantes", declarou.
O Wall Street Journal foi o primeiro veículo de imprensa a cobrar por acesso ao conteúdo de seu website, no final da década de 1990. Após outras publicações seguirem o modelo, o New York Times desenvolveu o chamado "paywall poroso", em que um número limitado de artigos é disponível ao público antes que uma assinatura seja exigida para continuar o acesso.
No Brasil, a Folha de S. Paulo utiliza o mesmo sistema desde 2012. A publicação afirma que obteve um crescimento de 310% em assinaturas online graças à medida.