Magnata é absolvido da acusação de mandante de assassinato de jornalista eslovaco
A Justiça da Eslováquia absolveu pela segunda vez o magnata Marián Kocner da acusação de mandante do assassinato do jornalista Ján Kuciak. Já Alena Zsuzsavá, sócia de Marián no ramo de negócios imobiliários, foi condenada a 25 anos de prisão por ordenar e planejar o crime.
Atualizado em 19/05/2023 às 12:05, por
Redação Portal IMPRENSA.
O assassinato ocorreu em 2018 e é considerado, ao lado da morte da jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia, um dos principais ataques à imprensa registrados na Europa nos últimos anos.
Em seu trabalho jornalístico, Kuciak investigava vínculos entre funcionários do governo eslovaco e grupos criminosos. Ele foi morto junto com sua noiva, aos 27 anos. Os corpos tinham ferimentos de bala na cabeça e no peito. Crédito: AP/David Josek/Reprodução EuroNews Na época do crime, empresário chegou a ser levado coercitivamente para prestar depoimento à polícia O crime causou indignação na Eslováquia e em países da União Europeia. Grandes protestos foram realizados na capital Bratislava e vários políticos, incluindo o então primeiro-ministro Robert Fico – que era um dos alvos da investigação jornalística de Kuciak – renunciaram após os assassinatos.
Máfia italiana
Além de repórter investigativo, Kuciak era jornalista de dados do canal de notícias eslovaco Aktuality.
Publicada postumamente em colaboração com outros jornalistas, a matéria que teria causado os assassinatos era sobre atividades fraudulentas de empresários italianos no leste da Eslováquia e também sobre as conexões destes empresários com a máfia italiana 'Ndrangheta e com o partido SMER-SD, do então primeiro-ministro Robert Fico.
A absolvição do magnata Marián Kocner, que também foi denunciado por Kuciak, ocorreu a despeito de vários indícios de que ele tinha envolvimento com os assassinatos.
Celebridade na Eslováquia, Kocner também é suspeito de vigiar, seguir, controlar e desacreditar o trabalho de outros profissionais de imprensa. Em 2021, o International Press Institute alertou que jornalistas investigativos eslovacos estavam sendo monitorados pelo magnata.





