Madeleine Alves fala sobre novo programa “JC Debate”, na TV Cultura

Na última segunda-feira (30/9), como parte do pacote de novidades anunciadas para o departamento de jornalismo da TV Cultura, a emissora estreou o “JC Debate”.

Atualizado em 04/10/2013 às 17:10, por Edson Caldas*.


Crédito:Jair Magri Jornalista fala sobre novo programa de debates na TV Cultura
“Vamos tentar contar para o telespectador por que está acontecendo aquilo, mostrar opiniões diferentes, sobre política, saúde, educação, assuntos de interesse do cidadão”, explica a apresentadora, que trabalha há 28 anos na Cultura.
É a segunda vez que a jornalista apresenta um programa de debate. No início de 2012, estreou o matinal “Pronto Atendimento”, no qual especialistas tiravam dúvidas da população, através de perguntas que chegavam por e-mail e redes sociais. “Neste período, adquiri uma outra experiência, que foi a de fazer entrevistas sozinha, de mediar o programa.”
De acordo com ela, o que muda no “JC Debate” é que, agora, os temas são mais abrangentes e ancorados no cotidiano. “A proposta é discutir esses assuntos que discutíamos no ‘Pronto Atendimento’, só que levando mais para as notícias do dia”, diz.
Com as mudanças na casa, o “Pronto Atendimento” passou a fazer parte do “Jornal da Cultura Primeira Edição”, como um quadro.
Contudo, a prestação de serviço e a interação com o público não fica para trás. O jornalístico planeja ouvir os telespectadores pela internet. “A ideia é também abrir um canal de participação popular”, informa Madeleine. “Estreamos agora na segunda e ainda não fizemos isso, mas é sempre assim: o programa vai se adaptando. Estamos moldando, vendo a resposta do público.”
Também há intenção de inserir mais de um entrevistado. “Colocar frente a frente duas pessoas com opiniões diferentes sobre determinado tema, deixando que o debate aconteça.”