Lula elimina impostos sobre equipamentos da TV digital

Lula elimina impostos sobre equipamentos da TV digital

Atualizado em 09/10/2007 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (09), em publicação no "Diário Oficial da União", a redução a zero da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), tendo como alvo os equipamentos destinados à televisão digital.

Na lista dos equipamentos beneficiados com a ausência de impostos estão moduladores, transmissores digitais, codificadores, geradores de sinais, roteadores e amplificadores.
Com a medida, o governo pretende facilitar a implantação da TV digital no Brasil - prevista para 2 de dezembro deste ano, em São Paulo.

Segundo informações da Folha Online, o set-top box , decodificador que receberá o sinal tanto para TVs analógicas quanto para digitais, deve chegar às lojas entre este e o próximo mês. Seu preço segue mais alto do que o previsto pelo governo e a indústria ainda divulga cifras diferentes, variando de R$ 200 a R$ 800.

Segundo o Ministério das Comunicações, o sinal analógico será mantido até 2016, e só a partir dessa data a transmissão será exclusivamente digital.