Lula diz que imprensa alimentou intrigas entre Marina Silva e Dilma Rousseff

Lula diz que imprensa alimentou intrigas entre Marina Silva e Dilma Rousseff

Atualizado em 27/05/2008 às 17:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (27) a imprensa na posse de Carlos Minc no Ministério de Meio Ambiente. Lula disse que a imprensa não divulgou o trabalho de Marina Silva - antecessora de Minc -, além de alimentar intrigas entre ela e a colega Dilma Rousseff (Casa Civil).

"Lamentavelmente, o PAS (Plano Amazônia Sustentável) não mereceu quase nenhuma lembrança da imprensa. Se pegar o que foi publicado do PAS no dia seguinte ao lançamento, ouvidos moucos não quiseram retratar a força daquilo que aqui foi apresentado", disse Lula se referindo ao tratamento dado pela imprensa ao PAS.

O presidente afirmou ainda que Marina teve dificuldade para divulgar seu trabalho na mídia. "Marina sabe o quanto apanhou. Não foram poucas às vezes que ela disse: 'já falei, já dei entrevista. Mas não adianta, presidente, não sai'. Para sair no Brasil, tem que dar primeiro no New York Times . Foi assim que Chico Mendes começou a ser conhecido no Brasil, depois que foi premiado internacionalmente."

Ele criticou ainda a forma como a imprensa retratou as divergências entre Dilma e Marina. "Lembro das brigas que criaram entre Dilma e Marina. Os desenvolvimentistas contra ambientalistas. Eu que participava da reunião com as duas não via as brigas que saíam no dia seguinte nos jornais. Quem era tal de fonte que passava informação que não tinha acontecido na minha mesa?"

Lula disse ainda que a imprensa tentou colocar em Minc o rótulo de desenvolvimentista. "Entra Minc que é desenvolvimentista e sai Marina, uma ambientalista. Sai uma mulher do Acre que quer preservar a Amazônia e entra um carioca que quer destruir Amazônia", disse ele se referindo à forma como o novo ministro foi tratado.

As informações são da Folha Online

Leia mais