Livro traz panorama da história da metrópole

Livro traz panorama da história da metrópole

Atualizado em 14/01/2005 às 12:01, por Maristela Garmes / Paz e Terra.

Neste ano de 2005, a editora Paz e Terra dá início a comemoração dos seus 40 anos de fundação, com a publicação do livro História da Cidade de São Paulo, organizada pela historiadora Paula Porta e escrita por 42 estudiosos das principais instituições universitárias do país. A obra, que também comemora o aniversário da cidade, apresenta um panorama da história paulistana desde a sua fundação até a primeira metade do século 20, sob o ponto de vista da fotografia, do cinema, da imprensa, da arquitetura, da religião, da imigração, da política, do teatro, das artes plásticas, entre outros aspectos.

O livro é composto de três volumes, dedicados aos períodos Colonial (1554-1822), Imperial (1823-1889) e Republicano (1890- 1954). Os capítulos, separados por tema, são resultado das últimas pesquisas que se tem sobre a diversidade e o convívio entre diferentes culturas e tradições na cidade de São Paulo.

Os textos foram escritos por renomados estudiosos como, Carlos Lemos, Janice Theodoro, José Sebastião Witter, Laima Mesgravis, Boris Kossoy e Margareth Rago, entre outros. Segundo um dos responsáveis pelo projeto, o editor Fernando Gasparian, "As duas mil páginas que compõem toda a obra é o que se tem de mais atualizado no mercado editorial brasileiro sobre o passado da cidade de São Paulo".

O livro tem apoio da Petrobras, que confiou à editora Paz e Terra a produção de um dos seus principais projetos. Para Gasparian, "por ser São Paulo a maior metrópole sul-americana, este livro pode ser considerado também parte da história da civilização brasileira".

Paz e Terra, 40 anos

A Paz e Terra, uma das mais importantes editoras do mercado editorial brasileiro, comemora os seus 40 anos em 2005. Com um catálogo composto por mais de dois mil títulos, a editora foi uma das precursoras na publicação de grandes autores nacionais e estrangeiros como Eric Hobsbawn, Thomas Skidmore, Michel Foucault, Manuel Castells, Hannah Arendt, Bertolt Brecht, Celso Furtado, Paulo Freire, Helio Jaquaribe, entre outros.

A Paz e Terra surgiu em 1965, durante o período da conturbada resistência democrática, com Ênio Silveira, então diretor da editora Civilização Brasileira. Ao lado de Moacir Félix, Silveira criou a nova editora para divulgar idéias ecumênicas progressistas, o que acabaria por lançar no Brasil o ideário da Teologia da Libertação.

Na década de 70, um grupo de intelectuais liderados por Fernando Gasparian, então editor do semanário Opinião, associa-se então à editora, que passa a contar entre seus acionistas com nomes como Alceu Amoroso Lima, Barbosa Lima Sobrinho, Berta Ribeiro, Celso Furtado, Dias Gomes, Érico Veríssimo, Fernando Henrique Cardoso, José Aparecido de Oliveira e Wilson Fadul.

Na mesma época a editora lançava a revista Argumento, criada para debater temas de áreas diversas como política, economia, esportes e artes e cujo conselho consultivo era formado por Florestan Fernandes, Helio Jaguaribe, Paulo Duarte, Octavio Paz, Sérgio Buarque de Holanda, Simão Mathias, Aníbal Pinto, Torcuato di Tella, Alain Torraine, Albert Hirschmann, Brian Van Arkadie, Duddley Seers, além de Érico Veríssimo e Alceu Amoroso Lima. A revista teve sua circulação suspensa no quarto número devido às pressões da censura imposta pelo regime militar.

A partir daí, a Paz e Terra ampliou seu catálogo de publicações com uma linha editorial mais abrangente, mantendo seu ideal humanista e a participação constante de renomados estudiosos brasileiros e estrangeiros. Entre seus sucessos editoriais, destaca-se a obra do educador Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, que registra a marca de mais de 600 mil exemplares vendidos desde sua primeira publicação, em 1997.

Serviço:

História da Cidade de São Paulo
Paula Porta (Org.)
Volume 1 – 672 páginas
Volume 2 – 628 páginas
Volume 3 – 620 páginas
R$ 140,00 (cada exemplar)

Lançamento da coleção:
Dia 25/1, das 12 às 15h
Museu AfroBrasil
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque Ibirapuera
Tel: 5579-0593