Livro: Resenha de "Pátria Despedaçada", de Valter Goulart

Livro: Resenha de "Pátria Despedaçada", de Valter Goulart

Atualizado em 24/02/2005 às 10:02, por Marcelo de Andrade ma2605@hotmail.com.

Em Pátria Despedaçada - A Invasão Norte-Americana no Brasil, Valter Goulart dá forma aos temores coletivos, cria a trama conspiratória que muitos afirmam existir e que coloca os Estados Unidos no epicentro de uma dominação mundial. Mas o autor instiga ainda mais o imaginário de seus leitores, colocando o Brasil, e principalmente São Paulo, como palco de atentados terroristas e investigações secretas da CIA.

Fernando Andrade, repórter fotográfico, é a personificação da curiosidade, o detalhe essencial de qualquer ficção investigativa. Trabalhando para tentar entender e encontrar respostas para a sucessão de explosões, aparentemente terroristas, que começam a ocorrer em São Paulo, e depois se espalham pelo Brasil, Fernando se aproxima do leitor expressando suas dúvidas e conclusões precipitadas.

Mas a conspiração é mais elaborada do que sugerem as primeiras páginas. O autor deixa espaço para que o leitor tire suas conclusões, mas não o desanima com um desfecho esperado e monótono, muito menos com um final feliz. Aliás, não há fim; o que se lê é a trilha para um desfecho aterrador, sádico demais para ser narrado, que Valter Goulart deixou para a mente de seus leitores.

O toque realista e criativo do livro também está na forma como o autor se utiliza livremente de elementos da realidade para conduzir a narrativa. Eventos que não são apenas pano de fundo da história, mas a própria história que é moldada e transformada de forma a legitimar a conspiração fictícia. E é nela que se encontra de possíveis indícios de células terroristas em Foz do Iguaçu a personalidades políticas, como FHC, Lula e Álvaro Uribe. O destino desses personagens fica aos olhos críticos do autor.

Ao ler Pátria Despedaçada - A Invasão Norte-Americana no Brasil, o leitor não encontrará somente a esperada crítica à atual política externa norte-americana. Valter Goulart soube utilizar uma multiplicidade de personagens e acontecimentos para inserir um leque crítico que explora, desde a lentidão e ineficiência burocrática brasileira, até um jornalismo claramente tendencioso.

Pátria Despedaçada – A Invasão Norte-Americana no Brasil Valter Goulart Komedi, 384 págs. R$ 29,90
SOBRE O AUTOR:

Valter Goulart nasceu em São Paulo, em 1973. É formado em Administração de Empresas pelo UNIFIEO - Osasco. Reside na cidade de Jandira, região metropolitana de São Paulo.