Livro discute uma nova forma de se comunicar através do teatro
Livro discute uma nova forma de se comunicar através do teatro
A linguagem e a possibilidade de se comunicar são as conquistas mais valiosas do homem. Assim, é fácil entender a dimensão dos obstáculos que o afásico, pessoa com problema neurológico e de linguagem, enfrenta. Em "Distúrbios de linguagem e teatro - O afásico em cena", livro lançado pela Plexus Editora, José Tonezzi, profissional da área de artes cênicas, apresenta um trabalho inovador. Ele mostra como levou o teatro a um grupo de afásicos, oferecendo a ele uma maneira de explorar a linguagem e a comunicação, além de recuperar sua segurança e auto-estima.
Tonezzi apresenta no livro sua experiência no Centro de Convivência de Afásicos (CCA) da Unicamp, em que, por meio de cenas, diálogos, caracterizações e interpretações, leva aos cérebro-lesados uma atividade em que entram em contato com suas múltiplas facetas, criando novas assimilações e leituras.
Convivendo com afásicos há muitos anos, o autor aponta o poder ilimitado e transformador das artes cênicas, além de mostrar que o problema deles não deve ser tratado somente em seu aspecto médico, mas principalmente em seu caráter social.
"Sendo próprio do ser humano adequar-se, a maioria dessas pessoas acaba por buscar e descobrir formas alternativas de vida, de expressão e de comunicação. Podem, sem dúvida, descobrir nas limitações de articulação das palavras novos meios para a expressão do pensamento", finaliza o autor.






