Livro de terapeuta lançado pela Thomas Nelson Brasil ensina a lidar com pessoas difíceis
Livro de terapeuta lançado pela Thomas Nelson Brasil ensina a lidar com pessoas difíceis
Todo mundo, em algum momento, lidou com pessoas problemáticas. Sempre há por perto um invejoso, um manipulador ou uma pessoa que exige atenção 24 horas por dia. Para ensinar a conviver com estes tipos, o terapeuta familiar argentino Bernardo Stamateas escreveu "Gente Tóxica - Como lidar com pessoas difíceis e não ser dominado por elas", lançamento da Thomas Nelson Brasil.
O livro é best seller na Argentina e descreve as diversas "personalidades tóxicas" mais frequentes - o invejoso, o manipulador, o falso, o medíocre, o fofoqueiro, etc - e ainda dá dicas sobre como agir e como se livrar delas.
"Não se amarre a quem não se alegrar com seus êxitos. Dispense a opinião da gente tóxica, livre-se dos críticos e será livre de cada uma de suas palavras e de suas ações", aconselha o autor.
Ele defende que essas "pessoas tóxicas" potencializam os defeitos dos outros e os enchem de cargas negativas. "Certamente, elas sabem tudo o que acontece na vida alheia, mas se esquecem de ver o que está dentro delas. Quanto mais protegidos das pessoas tóxicas, mais felizes seremos", explica Stamateas.
Um dos perigos, de acordo com Stamateas, é a convivência com fofoqueiros. A fofoca seduz, hipnotiza, atrai, deslumbra e também destrói. Ele enumera, ainda, as três leis da fofoca: a "Lei da Redução", que diz que os rumores tendem a encurtar, desaparecendo todos os detalhes; a "Lei da Acentuação", que implica em selecionar os elementos da narrativa, enfatizando certos detalhes e deixando outros de lado e, por fim, a "Lei da Assimilação", que se refere a como as pessoas organizam o rumor dando-lhe uma boa forma e acrescentam pequenos detalhes que dão mais consistência e veracidade ao relato.
O escritor lembra que o fofoqueiro não tolera falar de si mesmo, conhece a vida de todos, mas ninguém sabe nada da sua. "O que ele busca é falar dos outros periodicamente. São pessoas que não toleram o silêncio, por isso é importante para eles falar de algo. É, em ultima análise, uma forma de liberar a agressividade reprimida", destaca.
Com 192 páginas, o livro custa R$ 29,90.
Leia mais






