Livro de Renata Di Nizo mostra como ter criatividade em um cenário negativo
Livro de Renata Di Nizo mostra como ter criatividade em um cenário negativo
Em tempos de crise, a insegurança toma conta da vida de muita gente. Questões como desemprego, falta de recursos e aumento da competitividade passam a influenciar o cotidiano das pessoas. Num país onde crise não é exatamente uma novidade, encontrar soluções para as dificuldades exige atitude e criatividade. A questão é: como ser criativo em um cenário tão negativo?
No livro Foco e criatividade (120 páginas, R$ 32,90), lançamento da Summus Editorial, Renata Di Nizo, consultora em Comunicação e Recursos Humanos, mostra que é necessário construir um ambiente inovador e de qualidade para se manter no mercado. E fazer mais com menos implica desenvolver o foco e a criatividade. O resultado será a capacidade de ampliar os horizontes profissionais, atingindo metas e objetivos - sempre levando a sério a interdependência entre ética e inovação.
O quinto livro da consultora é resultado de um trabalho de pesquisa que ela vem realizando há dez anos, desde a criação do primeiro workshop sobre foco e criatividade. Baseada em sua experiência na área de treinamento comportamental com líderes e equipes de grandes empresas, Renata analisa os desafios cotidianos do ambiente organizacional e oferece dicas práticas para conduzir reuniões e feedbacks produtivos, incluindo exercícios para estimular a criatividade e incentivar a geração de ideias em grupo. Para a autora, as regras do jogo estão claras: "A força provém da formação de um time que supere as expectativas com espírito inovador e atitude de qualidade".
Na obra, ela criou um roteiro seguro que mostra como fazer mais com menos tanto nas atividades profissionais quanto nas pessoais. Reuniões mais produtivas, feedbacks construtivos, criatividade, inovação e relacionamentos. Ou seja, como fazer uso de ferramentas de produtividade muito úteis nas atividades cotidianas.
A proposta é estimular líderes e equipes a refletir e analisar tudo que fazem no dia a dia. O primeiro capítulo aborda a importância do foco e mostra como aplicá-lo no ambiente organizacional. O segundo indica as etapas do processo criativo, os sabotadores e os facilitadores da criatividade. O terceiro traz sugestões para estimular a aptidão criativa individual. No último, a autora propõe técnicas para a geração de ideias em grupo, inclusive em reuniões de trabalho.
Segundo Renata, o que faz toda a diferença é extrair das pessoas aquilo que é latente, em processo de educação contínua. É, portanto, imprescindível desburocratizar tudo que impeça a espontaneidade, garantindo assim um clima entusiástico em prol de respostas inovadoras e do desenvolvimento de potencialidades. Cabe ao leitor aproveitar a oportunidade para aprender a fazer mais com menos.
O lançamento acontece na próxima sexta-feira (26), das 19h às 22h30, na Casa da Comunicação, que fica na Rua Conselheiro Carrão, 557 - Bela Vista, São Paulo.






