Livro de Gabriel García Márquez volta a figurar a lista dos mais vendidos no México

Livro faz parte da obra do jornalista colombiano Gabriel García Márquez. O fenômeno nas vendas após sua morte também foi sentido no Brasil.

Atualizado em 08/09/2014 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Um dos clássicos da literatura latino-americana, “Cem Anos de Solidão” voltou a figurar a lista dos mais vendidos no México. De autoria do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, a obra foi reeditada após sua morte e se destaca como o segundo título mais buscado pelos leitores mexicanos, ficando atrás apenas de “Adultério”, de Paulo Coelho.
Segundo Estadão Conteúdo, o resultado ainda reflete a morte do jornalista, em abril. Passando seus últimos momentos na Cidade do México, Márquez parece ter conquistado os fãs no país. O fenômeno, porém, é mundial. No Brasil, por exemplo, o livro ganhou mais 18 mil exemplares – foram 470 mil até então. As novas edições fazem parte de uma iniciativa do Grupo Record.

Crédito:Divulgação Livro de Gabriel Garcia Marquez volta à lista dos mais vendidos

A editora trabalha na reedição de todas as obras do autor colombiano, e teve que correr para atender a demanda das livrarias. As reimpressões dos demais títulos foram menores, mas ainda assim expressivas, entre 3 a 5 mil exemplares; como “Olhos do Cão Azul”, “O Outono do Patriarca” e “A Revoada”. Elas fazem parte da coleção do escritor no segmento ficcional.
Nas demais áreas, ganharam novas tiragens “Viver Para Contar” e “Notícias de Um Sequestro”. Entre seus livros adotados em escolas estão “Contos Peregrinos”, “Crônicas de Uma Morte Anunciada”, “A Luz é Como a Água” e “Um Senhor Muito Velho”. Entretanto, a edição mais aguardada pelos leitores é o romance inédito “En Agosto Nos Vemos”, que corre o risco de não ser publicado.
A decisão está nas mãos da família de Gabo, que ainda não se pronunciou sobre a questão. Em entrevista, o editor Claudio López Lamadrid afirmou que o autor colombiano deixou 85% da obra pronta e que o final está muito em aberto, por isso deve ser tratada como inacabada.