Livro de fotografias celebra os 25 anos do Movimento Negro no Basil

Livro de fotografias celebra os 25 anos do Movimento Negro no Basil

Atualizado em 11/06/2008 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento (Ibrad), em parceira com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), promove o lançamento da 2ª edição do livro "1980/2005 - 25 anos do Movimento Negro do Brasil". O coquetel acontece no próximo dia 17 de junho, às 19h, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.

O evento será marcado pela presença de importantes defensores do movimento, como o presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo; o presidente do Ibrad, Newton Lima Braga; entre outros, e contará, também, com a degustação de comidas afro-brasileiras, ao som de música da cultura negra.

Após o lançamento, será inaugurada a exposição "Consciência Viva", composta por 38 fotografias presentes no livro, em formato preto e branco e colorido, e oito banners que reproduzem cartazes e capas de publicações históricas do Movimento Negro, também no Espaço Cultural, de 18 a 30 de junho, sempre das 9h às 21h. Todo material é de autoria do fotógrafo Januário Garcia, e a exposição faz parte do projeto "Consciência Viva".

O livro é composto de, aproximadamente, 200 fotografias e é dividido em três módulos principais: "Resistir e Afirmar"; "Afirmar e Construir"; e "Organizar e Transformar". Os textos foram escritos por várias personalidades que fazem parte do Movimento Negro, tais como Gilberto Gil, Nei Lopes, Julio César de Tavares, Helio Santos, Sueli Carneiro, Ubiratan Castro, Jacques D´Adesky, Vanda Menezes e Edna Roland.

A 1º edição de "1980/2005 - 25 anos do Movimento Negro do Brasil" foi lançada durante a II Conferência de Intelectuais Africanos e da Diáspora (II CIAD), que aconteceu em Salvador, em julho de 2006, e contou com o patrocínio da Fundação Cultural Palmares.

A exposição já passou pelo Rio de Janeiro, onde contou com um número expressivo de participantes, entre eles o governador do Estado, Sérgio Cabral. Ainda neste semestre, a publicação e a exposição passarão por São Paulo, Rio Grande do Sul e em Alagoas.

"Na atualidade, quando estão na pauta das discussões as questões das cotas e ações afirmativas relativas à comunidade negra brasileira, devemos levar em consideração que essas propostas não são novas. São pontos importantes no desenvolvimento das políticas e ações da estratégia de luta do Movimento Negro Brasileiro, que tem como foco a promoção das igualdades e o sistemático combate ao racismo", explica o coordenador do projeto Consciência Viva, Marcelo Gentil.