Livro da Summus mostra como desenvolver um planejamento de comunicação eficaz
Livro da Summus mostra como desenvolver um planejamento de comunicação eficaz
Em tempos de crise, a palavra de ordem é "planejar". Nas empresas essa determinação pode significar a diferença entre permanecer ou não no mercado. Por isso, a cobrança sobre os profissionais que atuam nas áreas de propaganda e comunicação tem sido tão intensa. Mas qual o melhor caminho quando a audiência está fragmentada (na TV, na Internet, no rádio, nos jornais)? O que fazer se os consumidores mudaram seus hábitos por causa das inovações tecnológicas?
No livro "Planejamento de comunicação integrada - Manual de sobrevivência para as organizações do século XXI" (144 p., R$ 32,20), lançamento da Summus Editorial, Luciene R. Vasconcelos oferece orientação segura para pensar a comunicação de forma integrada e multidisciplinar. Mais do que ditar regras e conceitos, ela mostra que é preciso conhecer, entender e praticar os conceitos que envolvem um planejamento de comunicação eficaz.
De forma simples e estruturada, Luciene mostra um caminho seguro para os profissionais do setor e empresários envolvidos no planejamento. O objetivo é colocá-los em sintonia com tudo o que acontece dentro da empresa para agregar força à busca dos objetivos corporativos. Para trilhar o caminho, ela apresenta uma ampla visão da área de marketing nos dias atuais, destaca as transformações sofridas e posiciona as ferramentas do composto de comunicação dentro do marketing mix, permitindo entender a complexa função do planejamento de comunicação nas empresas.
"Em sala de aula, quando se pergunta qual a função do planejamento de comunicação, muitas vezes os alunos respondem: vender mais. Porém, gerar vendas é apenas um das possibilidades de objetivos a serem solucionados com um correto planejamento de comunicação", explica a autora. Segundo ela, tornar algo conhecido, ganhar a simpatia do público para uma causa, informar, criar uma imagem positiva para uma empresa, fidelizar clientes, estimular a experimentação, incentivar bons hábitos na população e até mesmo não vender em determinado momento também são objetivos que podem ser buscados com um bom planejamento.
No livro, Luciene reúne os mais atuais conceitos da comunicação integrada de marketing, que apontam, há décadas, a importância de pensar a comunicação de forma multidisciplinar. Para exemplificar , apresenta "cases" de sucesso e diversos exercícios práticos. Ela também ensina alguns passos essenciais para atingir o retorno desejado. "O primeiro passo é diagnosticar e ter completo entendimento do problema a ser enfrentado", afirma. Em seguida, é necessário abandonar velhos paradigmas, ser flexível às mudanças e determinar os objetivos de mercado e da comunicação, estimando, por exemplo, o que realmente se deseja em relação à lucratividade, retornos etc.
"Planejar a comunicação é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha e fazer propaganda em jornais e revistas. É analisar e diagnosticar corretamente um problema específico e encontrar uma solução estratégica, potencializando o mercado em estudo por meio das mais variadas ferramentas do composto de comunicação, incluindo as tradicionais: propaganda, marketing promocional, relações públicas, marketing direto e força de vendas; e as inovadoras: folhetos, buzzmarketing e marketing viral", diz a autora.
O lançamento acontece no dia 2 de abril (quinta-feira), das 19h às 22h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731), no piso térreo, em São Paulo.






