Livraria Saraiva oferece serviço para publicação de e-books independentes

Escritores que buscam uma saída para a prática de bater na porta de diversas editoras à procura de alguma empresa que publiquem seus livros,enxergam na autopublicação uma alternativa para ver sua obra à venda.

Atualizado em 01/08/2013 às 15:08, por Edson Caldas*.

Seguindo o mesmo caminho de lojas como Amazon, Apple e Livraria Cultura, a Saraiva criou uma plataforma para auxiliar tais autores.
Crédito:Reprodução Ferramenta ajuda autores na publicação de suas obras na versão digital
O possibilita que internautas enviem e convertam arquivos em e-books, além de oferecer uma estrutura de vendas on-line da livraria para comercializar a obra. “A recepção tem sido muito boa”, avalia Frederico Indiani, diretor de compras da unidade de negócios do Grupo Saraiva. “Para ter uma ideia, em menos de dois meses do lançamento [da ferramenta], cerca de 7 mil autores se cadastraram.” Segundo Indiani, a plataforma tem a maior remuneração do segmento em programas análogos no mercado nacional — 35% e conta com a estrutura da rede Saraiva para distribuição e comercialização dos títulos por meio de seus sites de e-commerce, tanto o Saraiva.com quanto Siciliano. “As obras não passam por nenhum tipo de triagem”, explica o executivo. “Todos são convidados a se autoeditar. Porém, a equipe do publique-se! está atenta à questões como publicação de conteúdo indevido e quebra de direitos autorais e, em breve, a plataforma terá uma ferramenta de denúncia para este tipo de publicação.”
O próprio autor define o preço da obra e pode acompanhar relatórios de vendas pelo site do serviço. De acordo com a empresa, em breve a operação deve ser ampliada, oferecendo também serviços editoriais com expertise do Grupo Saraiva, além da possibilidade do lançamento de versões impressas e eventos em loja.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves