Líderes partidários criticam cobertura jornalística do Congresso

Líderes partidários criticam cobertura jornalística do Congresso

Atualizado em 08/04/2009 às 15:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A cobertura jornalística do Congresso Nacional foi criticada nesta quarta-feira (8) por líderes partidários. O deputado José Aníbal (SP), líder do PSDB, afirmou que o jornal carioca O Globo "manipulou" uma informação sobre mudanças no uso da verba indenizatória dos parlamentares ao publicar uma fotografia que não era ligada ao tema.

Para ele, "fica parecendo uma intenção deliberada, compulsiva, de associar o Parlamento a situações e comportamentos negativos, a compromissos inconfessáveis", informou a Agência Câmara. Aníbal acredita que a imprensa deve mudar os "procedimentos" de divulgação de informações para não transmitir à sociedade a impressão de que o Poder Legislativo é uma instituição prescindível, pois isso fragilizaria a democracia.

Já Cândido Vaccarezza (SP), líder do PT, sugeriu a Michel Temer, presidente da Câmara, e José Sarney, que está à frente do Senado, que discutam a cobertura jornalística do Congresso com a direção dos jornais, pois ela não estaria "adequada". "Os editores estabelecem o tema, e os jornalistas são obrigados a enquadrar o tema dentro da orientação do editor. Isso não contribui para a democracia", declarou.

Segundo Ronaldo Caiado (GO), do DEM, os líderes partidários deveriam se opor à "perseguição" dos veículos de comunicação. Dando como exemplo a foto divulgado pelo Globo , ele disse que "com a falta de tempo, as palavras valem pouco, e a imagem, muito".

Fernando Coruja (SC), do PPS, afirmou que considera "importante que a Câmara reaja, mas precisamos encontrar saídas, seja com novas regras para a atuação dos deputados, ou regras mais gerais, mas é preciso mostrar para a sociedade que o trabalho no Congresso é importante".

Leia mais