Líderes do governo da Venezuela pedem prisão do presidente da RCTV

Líderes do governo da Venezuela pedem prisão do presidente da RCTV

Atualizado em 27/01/2010 às 07:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última terça-feira (26), alguns líderes do governo do presidente venezuelano Hugo Chávez defenderam a emissão de uma ordem de prisão contra o presidente da Rádio Caracas Televisão (RCTV), Marcel Granier. Os apoiadores sustentam que o executivo estaria incitando a população em manifestações contrárias ao fechamento da emissora e de outros cinco canais a cabo no país.

Reprodução
Marcel Granier
Os protestos estudantis realizados entre segunda-feira (25) e terça-feira causaram a morte de duas pessoas em Mérida, oeste da Venezuela. Uma delas foi vítima de um tiro no peito quando participava de uma manifestação, enquanto outro civil morreu em decorrência da explosão de uma bomba.

"Queremos responsabilizar Marcel Granier e alguns meios de comunicação que insistem no chamado à violência", declarou a deputada chavista Desireé Santos. "A oposição golpista venezuelana pretende voltar a incendiar as ruas e não permitimos que façam isso". O presidente da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), Diosdado Cabello, atribuiu as mortes em Méria à ação da "ultradireita venezuelana".

Hugo Chávez criticou a realização de manifestações contra o fechamento da RCTV e tambémo presidente francês Nicolas Sarkosy, que havia condenado a medida do governo latino. "Não entendo como Sarkosy pode opinar em um assunto venezuelano e, além do mais, totalmente legal", disse. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo .

Leia Mais

-