Líder iraniano Ali Khamenei pede que imprensa evite críticas a personalidades políticas

Líder iraniano Ali Khamenei pede que imprensa evite críticas a personalidades políticas

Atualizado em 26/11/2009 às 09:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, pediu que a imprensa evite a publicação de informações que possam prejudicar os políticos do país. A declaração surge em meio a protestos e embates entre jornais e o governo, cinco meses depois da conturbada eleição que manteve Mahmoud Ahmadinejad na Presidência.

Divulgação
Ali Khamenei
Desde junho deste ano, quando ocorreram as eleições presidenciais, surgiram inúmeras manifestações, questionando possíveis irregularidades no pleito. A eleição também revelou divisões entre lideranças políticas e religiosas no Irã. Nas últimas semanas, a imprensa local entrou no debate, criticando até personalidades moderadas, como o ex-presidente Akabar Hashemi Rafsanjani.

"Reportagens que maculam a reputação de figuras proeminentes das instituições são inaceitáveis, sejam essas reportagens sobre o presidente, o presidente do Parlamento ou o chefe do Conselho de Expediêrncia", disse Khamenei.

O ex-presidente Rafsanjani é chefe do Conselho de Expediência, único órgão no país com poder de voto ao líder supremo. Khamenei possui a última palavra no sistema político do Irã.

"Alguns jornais deveriam evitar a publicação de rumores sobre oficiais de primeiro escalão e a divulgação de disputas menores", declarou o líder, em encontro da milícia islâmica Basij.

Na ocasião, Khamenei ainda acusou os países ocidentais de incitarem "guerra branda" entre a população e líderes políticos do país. Segundo ele, ao criticar o sistema eleitoral, provoca-se divisão entre os cidadãos e o regime. A informação é da agência Reuters.

Leia Mais

-
-