Libertada, jornalista norte-americana Roxane Saberi se prepara para deixar o Irã

Libertada, jornalista norte-americana Roxane Saberi se prepara para deixar o Irã

Atualizado em 12/05/2009 às 09:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Roxane Saberi
Na última segunda-feira (11), a jornalista norte-americana Roxane Saberi, detida no Irã por "espionagem", deixou a prisão em que estava, na capital Teerã. A profissional teve a pena reduzida de oito para dois anos e poderá ser repatriada em breve para os Estados Unidos. A medida foi estipulada durante julgamento de apelação do caso, impetrado pelo advogado de defesa da jornalista.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) elogiou, por meio de comunicado, a libertação da jornalista. Segundo o órgão de defesa da imprensa internacional, a medida poderá impulsionar vereditos semelhantes no Irã. "Se trata de uma excelente notícia. A sentença pode firmar jurisprudência para outros jornalistas que agora estão detidos no Irã. Sem embargo insistimos na afirmação de que as autoridades iranianas seguem culpadas, apesar de sua inocência", diz a RSF.

Ao final, a entidade ainda criticou a medida imposta pelo tribunal iraniano, que proibiu Roxane de exercer o jornalismo no país durante os próximos cinco anos.

Roxane Saberi residia em Teerã, capital do Irã, desde 2003. No país, trabalhava como free-lancer para as redes de TV Fox e BBC. Em janeiro deste ano, a jornalista e ex-miss Datoka do Norte foi presa, acusada de praticar espionagem a favor dos Estados Unidos no país islâmico.

Leia Mais

-

-