Libertação de jornalista britânico no Afeganistão causa morte de seu intérprete

Libertação de jornalista britânico no Afeganistão causa morte de seu intérprete

Atualizado em 09/09/2009 às 13:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A libertação do jornalista britânico Stephen Farrel, sequestrado no norte do Afeganistão no último sábado (05), causou a morte de três pessoas.

Repórter do The New York Times , Farrel e seu intérprete afegão, Sultan Munadi, foram levados pelos membros do movimento islamita quando tentavam visitar o local de um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Dois civis afegãos - um deles, o intérprete - e um soldado britâinico morreram na operação. Farrell contou ao New York Times que foi "retirado" por "vários soldados" após um intenso combate, e que Munadi chegou a gritar "jornalista! jornalista!, antes de ser morto com uma rajada de balas.

Após se esconder em uma vala, o repórter contou que ouviu vozes falando em inglês e começou a gritar: "Refém britânico!". Para Rahimullah Samadar, diretor da Associação Afegã de Jornalistas Independentes, os soldados estrangeiros não se importam com os repórteres afegãos.

Em entrevista à BBC, ele afirmou que não é a primeira vez que, após um sequestro, um jornalista afegão é morto e seu colega ocidental é libertado. Bill Keller, editor-executivo do New York Times , disse que está "profundamente triste que o resgate tenha sido a este preço".

Leia mais