Leitura de notícias exclusivas é principal atividade de usuários de iPad, afirma instituto
Leitura de notícias exclusivas é principal atividade de usuários de iPad, afirma instituto
| Divulgação | |
| Roger Fidler |
Pesquisa realizada pelo Instituto Reynolds de Jornalismo, dos Estados Unidos, com usuários de iPad revela que 84,4% dos entrevistados apontam a leitura de notícias exclusivas e o acompanhamento de fatos recentes é a atividade mais comum com o tablet.
O levantamento ocorreu entre os meses de setembro e novembro deste ano, com 1.609 pessoas, 92% localizadas nos EUA.
Outras atividades oferecidas pelo aparelho, como leitura de livros, jornais e revistas (81,5%), navegação na internet (80,8%) e acesso a emails (75,8%) aparecem em seguida na preferência dos usuários.
De acordo com o estudo, a tendência no consumo de notícias no iPad é por meio de aplicativos dos veículos de comunicação, evitando-se o acesso ao site da publicação.
Quando utilizada uma assinatura digital os leitores também costumam cancelar o mesmo serviço da versão impressa. Os fatores que influenciam a preferência por assinaturas digitais, segundo os entrevistados, são facilidade de uso e preços baixos.
"Quanto mais velho o usuário, maior as chances deste considerar a leitura em iPad pior do que em meios impressos", comenta o estudo, relacionando o aproveitamento do tablet com diferentes idades.
Para Roger Fidler, responsável pela pesquisa, iPad e aparelhos similares serão "uma nova mídia importante para jornais e revistas com diversas vantagens sobre a web", como maior riqueza e recursos para conteúdo editorial e publicitário.
A maioria do público usuário é masculino, entre 35 e 64 anos, com uso diário de mais de uma hora, segundo 62% das respostas.
Leia mais
-






