Financial Times pediram suplemento sobre o Brasil", diz editor da publicação inglesa - Portal Imprensa "> Financial Times pediram suplemento sobre o Brasil", diz editor da publicação inglesa - Portal Imprensa ">

"Leitores do Financial Times pediram suplemento sobre o Brasil", diz editor da publicação inglesa

"Leitores do Financial Times pediram suplemento sobre o Brasil", diz editor da publicação inglesa

Atualizado em 15/02/2011 às 15:02, por Luiz Gustavo Pacete/Redação Revista IMPRENSA.

"Leitores do Financial Times pediram suplemento sobre o Brasil", diz editor da publicação inglesa

O Brasil continua em alta na imprensa estrangeira. Ainda que a presença maciça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas páginas internacionais tenha sido primordial para que o país se tornasse respeitado e cortejado no cenário global, o Brasil segue nas manchetes e na pauta do dia de diversos veículos da imprensa internacional. No começo do mês foi a vez do inglês Financial Times criar um suplemento especifico sobre o Brasil, publicado a cada quinze dias, o Brazil Confidential .

Em versão impressa e digital, o caderno oferece análise exclusiva sobre o país. Editado em Londres, o novo serviço conta com uma estrutura de jornalistas, acadêmicos e correspondentes especializados em temas brasileiros. Entre as principais pautas tratadas estão infraestrutura e a evolução de áreas promissoras do país. O editor responsável pelo suplemento é o jornalista Richard Lapper que viveu no Brasil entre 2002 e 2008, foi editor de América Latina do Financial Times entre 1998 e 2008 e é especialista em mercados emergentes.

Ao Portal IMPRENSA, Lapper comentou que o interesse crescente dos leitores do Financial Times sobre o Brasil fez com que o jornal repetisse a bem sucedida experiência que teve com o primeiro suplemento, criado em 2009, o China Confidential . "Começamos a publicar este caderno sobre a China em maio de 2009 e o projeto tem sido muito bem sucedido. Eram muitos os pedidos de leitores para que fizéssemos algo sobre o Brasil e a Índia". Segundo Rapper os leitores do Financial Times receberam com entusiasmo a ideia de ter um caderno especifico sobre o país. "Existe um crescente reconhecimento do poder do Brasil no mundo e isso reflete no interesses das pessoas". Afirmou.

O jornalista também aponta que temas como recursos naturais, crescimento do consumo e a nova classe C são notáveis no exterior. "Obviamente, também há um grande interesse na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos. Em geral, as pessoas na Europa e na América do Norte estão interessadas no Brasil, e muitos sentem falta de informações precisas sobre o país". Para Lapper, com a chegada de Dilma está ocorrendo uma mudança de estilo na liderança do país, "talvez uma abordagem menos cabeça dura e uma apreciação clara da necessidade de um ajuste fiscal", aponta.

A primeira edição do Brazil Confidential trouxe uma foto de Dilma Rousseff e a manchete: "Uma mudança de atitude em Brasília". O editorial é assinado por Lapper e fala sobre o desafio fiscal do Brasil, afirmando que "a determinação do novo governo de cortar gastos deve ajudar a acalmar os temores do superaquecimento". A nova publicação divide-se em cadernos segmentados. Em "Área Financeira", trata de oportunidades e investimentos que só são conhecidos localmente. "Política Governamental" analisa decisões que afetam os investidores. "Infraestrutura" e "Recursos" que fala sobre commodities e consumo.

Leia mais