Lei que restringe distribuição de jornais na rua deve ser revista por Kassab

Lei que restringe distribuição de jornais na rua deve ser revista por Kassab

Atualizado em 26/10/2007 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Depois de sancionada a lei que limita a distribuição de jornais gratuitos nas ruas da cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab decidiu rever a legislação para evitar atritos com os vereadores, que consideram que os jornais de bairro são aliados de suas atividades em seus redutos eleitorais.

O projeto proíbe a distribuição de folhetos, panfletos e jornais gratuitos ou qualquer tipo de material impresso com mensagens publicitárias nas ruas. A idéia é conter os anúncios que aumentaram depois da implantação da Lei Cidade Limpa.

Segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo , os vereadores consideram exagerada a decisão de permitir que apenas os jornais que tenham 80% do seu conteúdo constituído de "material jornalístico" sejam autorizados a circular. "Apoiamos a idéia do projeto ao proibir a distribuição de panfletos publicitários, mas houve um exagero", diz o presidente da Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo (Ajorb), Egydio Coelho da Silva.

Kassab defende que "está havendo uma interpretação equivocada" do texto e afirma que, o que antes era proibido, será permitido com regras - a apuração do Estado diz que o prefeito permitirá a distribuição de jornais em cruzamentos, desde que os veículos sejam registrados na Associação Nacional dos Jornais (ANJ).