Lei contra estrangeirismos, proposta por Aldo Rebelo, é aprovada na CCJ

Lei contra estrangeirismos, proposta por Aldo Rebelo, é aprovada na CCJ

Atualizado em 13/12/2007 às 15:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira (12), um projeto de lei proposto pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que busca promover, defender e proteger a língua portuguesa, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

De acordo com Rebelo, as muitas expressões estrangeiras utilizadas no Brasil dificultam, muitas vezes, a comunicação dos brasileiros. Segundo o projeto proposto, toda a vez em que for usada uma palavra estrangeira para uma comunicação ao público, o emissor da mensagem deve disponibilizar a tradução em português. Tal regra seria válida para os meios de comunicação de massa, informações em estabelecimentos comerciais e também para a publicidade.

Além disso, Rebelo defende que existam comissões para que sejam sugeridas expressões em português para as estrangeiras normalmente usadas, especialmente nas áreas científicas e tecnológicas.

Ao Poder Público caberá a adoção de medidas que melhorem a qualidade do ensino e promovam pesquisas, além de realizar campanhas e cursos para o uso ideal do português. O projeto já havia sido aprovado pelo Senado e agora volta a ser votado em Plenário.