Lei Cidade Limpa vira arte e se difunde por vários países
Lei Cidade Limpa vira arte e se difunde por vários países
Depois de a Lei Cidade Limpa ganhou espaço no cinema, na TV e no mundo da fotografia. Quando a Lei começou a varrer a publicidade de São Paulo, há nove meses, o artista plástico Tony de Marco enxergou nos esqueletos que sustentavam os outdoors a beleza de uma cidade que mudava de cara.
De sua curiosidade em retratar a transformação, surgiram 58 fotografias, feitas com uma câmera digital de bolso. O material chamou a atenção do cineasta alemão Win Wenders, que irá utilizar cerca de 30 fotos de Marco em seu próximo filme: "The Palermo Shooting" (O tiroteio de Palermo). O filme, que conta a história de um fotógrafo em crise existencial, começa a ser rodado na Alemanha e na Itália no fim desta semana.
Os registros do artista plástico também foram postados no site Flickr, poucos meses depois do início da implantação da lei. Em julho, a revista britânica Creative Review estampou na capa a foto do esqueleto de um outdoor. As imagens saíram também na revista do jornal The Independent e na italiana Viaggio e vão ilustrar, no ano que vem, o calendário da ONG antipublicidade Adbusters.
As reportagens falam de São Paulo como cenário de um experimento mundial inédito: a "cidade nua", a "metrópole que disse não à publicidade" e "a capital que emerge limpa da sombra dos outdoors".
Na televisão, o trabalho de Tony de Marco foi utilizado em comerciais da MTV. Em outubro, quatro vinhetas da emissora vão mostrar as fotos que ele fez de São Paulo pós-Lei Cidade Limpa. Também estão no ar no Reino Unido, em spot de um canal de TV sem intervalos na programação. Com informações do jornal Folha de S.Paulo .






