Leda Nagle é homenageada com o Troféu Mulher IMPRENSA de Contribuição ao Jornalismo

Leda Nagle é homenageada com o Troféu Mulher IMPRENSA de Contribuição ao Jornalismo

Atualizado em 25/02/2011 às 16:02, por Redação Portal IMPRENSA.

"Eu me propus a fazer um jornalismo que fosse popular, mas que não fosse simplório". Com essa ideia que a jornalista Leda Nagle sustenta os mais de 30 anos de carreira e foi a escolhida pelo conselho do Troféu Mulher IMPRENSA 2011 para receber o prêmio especial de Contribuição ao Jornalismo. A categoria, criada na 5ª edição do evento, visa reconhecer o histórico de carreira e a importância da participação da homenageada no desenvolvimento da comunicação no país. Ano passado, Marília Gabriela recebeu o prêmio.
Divulgação
Leda Nagle
A jornalista formada pela UFJF saiu de Juiz de Fora (MG) para viver no Rio de Janeiro e passou pela Globo, Rede Manchete, GNT, SBT e programas de rádio. Atualmente apresenta o "Sem Censura", da TV Brasil.
"O jornalismo mudou a minha vida. Mas eu nunca tive aquele padrão de beleza, aquele padrão estético convencional, e consegui sobreviver. Consegui fazendo um trabalho de 'formiguinha' e um trabalho que acho certo", conta. Para ela, a intenção de fazer algo que ajudasse as pessoas a buscarem um senso crítico foi a base do seu trabalho. "Queria um jornalismo que atingisse a grande maioria da população, que não ficasse uma coisa erudita, chique. Queria que todo mundo, que estudou ou não, compreendesse a informação, e acho que consegui".
Com uma carreira cheia de histórias e no comando de um programa que tem as mulheres como maioria na equipe, Leda explica que nem sempre foi assim. "Quando comecei no jornalismo eram poucas mulheres e hoje a maioria das redações são formadas por elas. O prêmio reforça e valoriza esse trabalho". No entanto, ela não acredita na imagem feminina apenas pelo fato de ser mulher. "Não acho que é só uma questão de gênero, mas acho que a mulher tem um temperamento e uma capacidade de ser bastante organizada. Ela consegue ouvir mais e o jornalismo é isso. É uma boa história, um bom exemplo."
Troféu Mulher Imprensa
Idealizado pelo Portal e Revista IMPRENSA, em parceria com Maxpress, Club A e patrocínio do Itaú, o Troféu Mulher IMPRENSA visa homenagear as mulheres que atuam no jornalismo brasileiro, em seus mais diversos setores.
Nesta sétima edição, as finalistas de cada categoria foram indicadas por um júri de excelência, composto por profissionais de relevância do mercado brasileiro, que cobrem ou têm pleno conhecimento da mídia na qual votaram. Também fizeram parte do júri representantes da Maxpress e das redações da Revista e do Portal IMPRENSA. As mais votadas de cada categoria seguiram para uma votação popular pela internet.
Para conhecer as vencedoras, .



Leia mais
-