“Le Monde” nomeia redator-chefe da edição online como novo diretor de redação

A diretoria foi dividida entre Jérôme Fenoglio, que dirigirá a área informativa, e Gilles van Kote, nomeado diretor de forma provisória.

Atualizado em 19/05/2014 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Com o objetivo de fazer a transição do jornal impresso para a plataforma digital, o Le Monde anunciou o novo diretor de redação do periódico. Jérôme Fenoglio, de 47 anos, atuava como redator-chefe do site do diário e está no periódico desde 1991, quando iniciou sua carreira no veículo como jornalista esportivo.

Crédito:Divulgação Jérôme Fenoglio dividirá a diretoria do jornal com Gilles van Kote
A mudança ocorreu após o pedido de da diretora Natalie Nougayrède na semana passada. A saída da jornalista desencadeou reformas no veículo, que dividiu a diretoria entre Fenoglio, que dirigirá a área informativa, e Gilles van Kote, nomeado diretor de forma provisória.

De acordo com EFE, o recém-nomeado responsável pela redação do jornal passou para a editoria de sociedade em 1996, e se tornou chefe-adjunto desta seção em 2004. O jornalista foi escolhido para ser redator-chefe do caderno "Le Monde 2", suplemento dominical do diário, e, em 2009, começou a elaborar reportagens para o jornal. Dois anos depois, passou a controlar o projeto da plataforma online do veículo.

Ao lado de Van Kote, Fenoglio será o encarregado de realizar o conceito desenvolvido pelos acionistas do grupo, que propõem transferir a meia centena de jornalistas do serviço em papel para o digital.
O projeto dos investidores não foi bem recebido pelos funcionários da publicação, tornando-se um dos entraves que resultou na saída de Natalie Nougayrède. De acordo com a agência de notícias, os profissionais do periódico consideram que a proposta visa reduzir o tamanho da equipe e, por essa razão, não deveria ser mantida.