"Le Monde" não quer pagar indenização por danos morais a Real Madrid e Barcelona

O diário francês Le Monde deveria indenizar Real Madrid e Barcelona por atentado à honra em artigo sobre doping no futebol. No entanto, o jornal afirmou que vai recorrer da decisão no Tribunal Constitucional espanhol.

Atualizado em 26/02/2014 às 15:02, por Redação Portal IMPRENSA.

deveria indenizar Real Madrid e Barcelona por atentado à honra em artigo sobre doping no futebol. No entanto, o jornal afirmou que vai recorrer da decisão no Tribunal Constitucional espanhol.
Crédito:Reprodução Jornal vai recorrer da decisão para não indenizar os clubes espanhóis
Segundo o site Jogo, a decisão foi tomada após a publicação fazer uma matéria na qual aponta ligação dos clubes ao médico espanhol Eufemiano Fuentes, epicentro da rede de dopagem desmontada na "Operação Puerto".

A sentença condena o jornal a pagar 300 mil euros ao Real Madrid e 15 mil ao Barcelona por atentar contra a honra e o bom nome das instituições, além de indenizar Alfonso del Corral, diretor do departamento médico do Real Madrid, com a quantia de 30 mil euros.
Em comunicado, o diário afirma que o artigo, publicado em 2006, estava sustentado por “provas” de que os clubes mantinham vínculos com o médico Eufemiano Fuentes. Para Stéphane Mandard, autor da reportagem, a decisão representa uma "vontade de matar a imprensa que investiga" e assegura que teve acesso a "documentos confidenciais" que comprovam que Fuentes tinha assessorado os departamentos médicos do Real Madrid e do Barcelona.