"Le Figaro" completa 190 anos com mais de 317 mil exemplares diários

O jornal francês Le Figaro completa 190 anos nesta sexta-feira (15/1). Vendido a dois euros e com uma tiragem de mais de 317 mil exemplares diários, a publicação se apresenta como conservadora e gaulista.

Atualizado em 15/01/2016 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

completa 190 anos nesta sexta-feira (15/1). Vendido a dois euros e com uma tiragem de mais de 317 mil exemplares diários, a publicação se apresenta como conservadora e gaulista.
Crédito:reprodução "Sem a liberdade para criticar, nenhum elogio é adulador". A frase foi defendida pelo jornal em seu primeiro número, publicado em 15 de janeiro de 1826. O nome faz referência ao personagem criado pelo dramaturgo francês Beaumarchais e autor de "O Barbeiro de Sevilha" e "As Bodas de Fígaro", de quem tomou emprestado o lema.
O diário, também conhecido por sua relação com a literatura, contou com a colaboração de grandes nomes, como Charles Baudelaire, Honoré de Balzac, Alexandre Dumas, André Gide, Marcel Proust, Paul Valéry, Émile Zola e Omar Sharif.
O Le Figaro pertence ao multimilionário e senador conservador Serge Dassault desde 2004. Três anos depois, passou a ser dirigido por Alexis Brézet.