Laurindo Leal toma posse como novo ouvidor-geral da EBC

Laurindo Leal toma posse como novo ouvidor-geral da EBC

Atualizado em 28/08/2008 às 18:08, por Redação Portal IMPENSA.

Nesta quinta-feira (28), o jornalista e professor Laurindo Leal Filho foi apresentado como novo ouvidor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Substituindo o também jornalista Paulo Machado, que exerceu a função ao longo de 2007, Lalo, como é conhecido, defendeu a proximidade entre os canais da empresa e os telespectadores, ouvintes e usuários de internet. "A radiodifusão pública só se realiza quando a população se sente, também, dona e responsável pela programação".

Após a definição dos três nomes que irão exercer a função de ouvidores-adjunto - um para televisão, um para emissoras de rádio e um para a Agência Brasil na internet -, o novo ouvidor-geral vai apresentar, no sistema de rádio e TV da EBC, programas semanais, com 15 minutos de duração, em horário ainda a ser definido. "Devemos aprender com o público e evitar a arrogância, a burocracia e a lentidão nas respostas ao cidadão", afirmou ele, que escolherá sua equipe de auxiliares.

Valter Campanato/ABr
Laurindo Lalo Leal Filho
Representantes de entidades que estiveram presentes no evento, como a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social e os sindicatos dos jornalistas e dos radialistas do Distrito Federal, avaliaram a nomeação como positiva. "Foi uma escolha muito boa. A mídia brasileira não está acostumada a críticas, e as emissoras da televisão não têm ouvidorias", disse o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade. Para Jonas Valente, do Intervozes, a implantação da Ouvidoria é um passo importante, porque aumenta as formas de participação da sociedade na EBC. "O professor Laurindo conhece bem as experiências internacionais que podem contribuir para o sistema público de comunicação no Brasil", disse Valente.

A presidente da EBC, Tereza Cruvinel, destacou que a nomeação do ouvidor-geral, para o cargo de dois anos, cumpre uma exigência legal imposta na lei que criou a nova empresa e que Laurindo "encarna a qualidade e os atributos necessários para ocupar a função de ouvidor". Agora, Laurindo Leal deixa a apresentação do programa "Ver TV", exibido pela TV Brasil e pela TV Câmara.

Leia mais

-
-
-