Lançamento de livro de jornalista norte-americana sobre namorada de Maomé é cancelado
Lançamento de livro de jornalista norte-americana sobre namorada de Maomé é cancelado
A editora Random House, dos Estados Unidos, anunciou a decisão de cancelar o lançamento do livro "The Jewel of Medina" ("A Jóia de Medina"), da jornalista Sherry Jones, que trata da história sobre Aisha, namorada da infância de Maomé.
A notícia se deu após uma crescente polêmica sobre o livro, com a justificativa de que um professor norte-americano advertira a editora sobre possíveis represálias diante da publicação do livro. Chocada com a decisão, que inclui a quebra de contrato com a empresa, Jones informou, em comunicado à agência AFP - publicado nesta terça (19) - que procura uma editora em outro país para negociar os direitos de sua obra.
"A Random House decidiu cancelar a publicação nos Estados Unidos de 'The Jewel of Medina', após muitas deliberações e com grandes reticências. A decisão se baseou em advertências de estudiosos do Islã, entre várias fontes confiáveis, sobre o fato de que o lançamento deste livro poderia ser ofensivo para alguns membros da comunidade muçulmana e incitar atos de violência liderados por pequenos segmentos radicais", explica o texto. Oficialmente, o livro estaria nas lojas do país já na semana passada.
"Dado o respeito com que trato o profeta muçulmano, nunca pensei que pudessem me matar por isso. E continuo achando isso", afirmou Sherry Jones ao jornal Washington Post .
Leia mais
-
-






