Lançado site do novo seriado de TV para jovens desenvolvido por equipe da ECA-USP

Lançado site do novo seriado de TV para jovens desenvolvido por equipe da ECA-USP

Atualizado em 18/11/2004 às 14:11, por Renato Tavares / ECA (USP).

Por Nova pagina 1


Equipe da ECA-USP lança site do seriado "Ou Não". Por meio do endereço www.seriado.kit.net, o grupo pretende despertar o interesse de emissoras de TV, anunciantes e agências de publicidade para o projeto de um novo seriado para jovens.

Reconhecida pela excelência de sua dramaturgia, notadamente pelas novelas, a TV brasileira enfrenta, no entanto, carência de novos formatos ficcionais e de programas para jovens. Pensando nisso, desde agosto de 2003, um grupo de profissionais formados, graduandos e mestrandos da Escola de Comunicações e Artes da USP começou a desenvolver propostas de um novo seriado de TV. O projeto cresceu, abriu espaço para profissionais de outras unidades da USP e de outras faculdades, e este semestre a equipe de 20 pessoas oferecerá a emissoras abertas, anunciantes e agências de publicidade um amplo material sobre o seriado, que incluirá: apresentação do projeto (características, orçamentos e possibilidades comerciais), vídeo-demonstrativo de 7 minutos, vídeo de apresentação dos protagonistas, site, roteiro do primeiro episódio e sinopses de episódios.

O seriado tem como protagonistas cinco jovens (entre 14 e 18 anos) que moram em um mesmo prédio. Serão discutidos ao longo dos episódios de 30 minutos temas relacionados ao universo adolescente, às relações de convivência em prédio e às novas tecnologias. Mesclando drama e comédia, o seriado pretende estabelecer uma relação de reconhecimento e identificação no telespectador, adotando linguagem realista para cenários, diálogos e ações.

Além de desenvolver novas metodologias de roteirização e produção de dramaturgia, o grupo pretende viabilizar o projeto em uma emissora de TV aberta a um custo competitivo e ampla possibilidade de retorno comercial. De acordo com Renato Tavares, um dos diretores do seriado, "o projeto prevê otimização de custos e se mostra aberto a parcerias para inserções publicitárias aproveitando as narrativas contemporâneas, o que permite, entre outras formas de comercialização, a inclusão de merchandisings".

Confiante na viabilização do projeto, Claudio Yutaka, o outro diretor do projeto, explica que o grupo pretende buscar junto às redes de TV parcerias para veiculação e comercialização: "sabemos que uma produção de dramaturgia televisiva exige grande demanda de profissionais, tempo e equipamentos, por isso nosso grupo pretende oferecer às emissoras a possibilidade de realizar de forma independente os episódios do seriado".

Para facilitar e agilizar o contato de executivos de emissoras de TV, anunciantes e agências de publicidade com os materiais do seriado, o grupo lançou um site por meio do qual é possível ter acesso às principais características do projeto, incluindo conteúdo, linguagem, personagens, sinopses, equipe, vídeos, benefícios para emissora e vantagens para o anunciante.

O material está disponível em www.seriado.kit.net