Justiça venezuela emite ordem de prisão contra acionista da Globovisión

Justiça venezuela emite ordem de prisão contra acionista da Globovisión

Atualizado em 02/07/2010 às 08:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Nelson Mezerhane, dono do Banco Federal e acionista da rede de TV venezuelana Globovisión, teve sua prisão decretada pela Justiça da Venezuela na última quinta-feira (01/07). A procuradora-geral Luisa Ortega Diaz anunciou a ordem de prisão do executivo em seu programa de rádio de emissora estatal.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo , Mezerhane está sendo acusado de ter ligação com supostas fraudes financeiras e de transferir dinheiro para o exterior, prejudicando correntistas, empresas públicas e outros clientes. Outros 18 diretores do Banco Federal também estão proibidos de deixar a Venezuela.

A Globovisión teria declarado que a ordem de prisão emitida pela Justiça é uma perseguição política de Hugo Chávez, por ser a única emissora de TV que ainda faz oposição ao governo no país. Além do banqueiro, o presidente do canal, Guillermo Zuloaga, também está sendo procurado pela polícia local e pela Interpol, acusados de usura genérica.

Organizações internacionais, que defendem os direitos humanos e a liberdade de expressão, condenaram a emissão da ordem de prisão, dizendo ser uma forma de Chávez intimidar a imprensa da Venezuela.

Leia mais