Justiça suspende propaganda do PT em que Lula exalta Dilma Roussef

Justiça suspende propaganda do PT em que Lula exalta Dilma Roussef

Atualizado em 16/03/2010 às 08:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu, na última segunda-feira (15), propagandas de TV do PT paulista em que Lula exalta a ministra Dilma Roussef, pré-candidata do partido às eleições presidenciais, como a "cara e a alma de São Paulo". No entendimento do desembargador Alceu Penteado Navarro, responsável pela decisão, os anúncios "ultrapassam os limites" da propaganda partidária gratuita.

A decisão do TRE foi ajuizada após pedido do PMDB paulista. De acordo com o artigo 45 da lei 9.096/95, a propaganda partidária gratuita deve exaltar exclusivamente os programas e ações do partido.

No vídeo, de pouco mais de 30 segundos, o presidente Lula aparece falando das perspectivas de São Paulo e em determinado momento compara a pré-candidata a cidade. "(...)Essa mineira, que viveu no Rio Grande do Sul, tem a cara e a alma de São Paulo, tem a cabeça moderna, gosta de trabalhar duro e fazer as coisas bem feitas. A Dilma é assim, São Paulo é assim", diz Lula na propaganda.

Segundo informou o jornal O Globo , a decisão diz respeito apenas aos comerciais de TV. Como tem caráter liminar, a suspensão ainda deve ser julgada em plenário pelo Tribunal Eleitoral.

As inserções de TV foram veiculadas na última sexta-feira (12) e seriam reprisadas ao longo desta semana. Em nota, o PT informou que pretende recorrer da decisão.

Em meio à polêmica, a ministra tem mostrado intenção de conquistar o eleitorado paulista, maior colégio do país. O estado é atualmente governado por José Serra, do PSDB, e é tido como um dos principais divisores de águas do pleito de outubro.

Leia Mais

-