Justiça suspende divulgação na imprensa de pesquisa do Ibope para governador de MT

Medida atende um pedido da coligação comandada pelo candidato Lúdio Cabral

Atualizado em 25/09/2014 às 10:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação do resultado da terceira rodada de pesquisa Ibope para governador de Mato Grosso (MT), que deveria ocorrer nesta quinta-feira (25/9). A medida, que não impede veiculação para o Senado, atende um pedido da coligação comandada pelo candidato Lúdio Cabral (PT). A multa por descumprimento é de R$ 30 mil.
Crédito:Reprodução/Facebook Coligação do candidato petista entrou na Justiça e impediu divulgação de pesquisa
De acordo com a Agência Globo, a pesquisa foi encomendada pela TV Centro América, afiliada da Globo no Estado. O instituto de pesquisa ouviu 812 pessoas em 37 municípios no último fim de semana. O questionário fez simulações de segundo turno entre Pedro Taques (PDT) e Lúdio Cabral e entre Taques e Janete Riva (PSD).
A coligação do candidato petista alegou que era imprescindível que houvesse nas perguntas um cenário de segundo turno entre Janete e Cabral. "Tal direcionamento, ainda que prescinda de má-fé, é amplamente vedado pelos Tribunais Especializados", avaliou o juiz eleitoral. Na decisão, o juiz Paulo César Alves Sodré disse que, ao simular um eventual segundo turno, o Ibope testou somente duas possibilidades de enfrentamento, com o nome do candidato Pedro Taques, "como se este necessariamente lograsse êxito no dia 5 de outubro vindouro".