Justiça suspende coluna de Cabral n'O Dia e autoriza entrevista à Abril

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro determinou a suspensão da coluna que o ex-governador Sérgio Cabral escrevia para o jornal O Dia

Atualizado em 23/05/2019 às 09:05, por Redação Portal IMPRENSA.

. A decisão é do juiz Rafael Estrela Nóbrega, que também autorizou que a editora Abril e Nonato Viegas, repórter da revista Veja, entrevistem Cabral dentro da prisão. A entrevista será realizada no Complexo Penitenciário de Gericinó. .

Crédito: Agência Brasil O ex-governador Sérgio Cabral foi condenado por diversos crimes e cumpre pena no Rio de Janeiro

O magistrado informa que por se tratar de pessoa cumprindo pena privativa de liberdade, a prestação de serviço a particular deve ser apreciada pela Justiça. Com isso, a publicação da coluna fica interrompida até "que seja esclarecido se houve contratação, ou apenas remessa de cartas para publicação, como livre manifestação de pensamento".


Entre os esclarecimentos solicitados estão: "se (Cabral) está prestando serviço remunerado; qual o meio utilizado para redigir as matérias jornalísticas; como esta será entregue ao destinatário; qual é a periodicidade, juntando, para tanto, eventual proposta ou contrato de trabalho".


A decisão também faz referência ao jornal O Globo. Citando a matéria "Sérgio Cabral estreia como articulista de jornal com carta a Bolsonaro", o juiz pede que o diretor do jornal, assim como o d'O Dia, seja oficiado para informar em juízo se o ex-governador realiza "quaisquer atividades a quaisquer dos meios de comunicação pertencentes ao grupo".