Justiça proíbe transmissão de julgamento de sargento gay pela TV

Justiça proíbe transmissão de julgamento de sargento gay pela TV

Atualizado em 25/06/2008 às 08:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A TV Justiça proibiu a transmissão do depoimento do sargento Laci Marinho de Araújo, acusado de deserção depois que assumiu manter um relacionamento homossexual com o também sargento Fernando Alcântara de Figueiredo.

O julgamento, marcado para a próxima sexta-feira (27), chegou a ser autorizado para tansmissão via TV pela juíza do caso, Zilah Pertersen, mas ela voltou atrás e desautorizou a divulgação alegando "motivos de força maior". Araújo e Figueiredo estão presos.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem a TV está subordinada, também tinha autorizado a filmagem. Desde o pedido da juíza, a emissora estava se organizando para transmitir o julgamento ao vivo, e a equipe técnica havia ficado responsável para criar condições operacionais para fazê-lo. A direção da TV chegou a sugerir que não fossem exibidas imagens do réu ou de eventuais testemunhas levadas por ele, para não expor o sargento.

A juíza autorizou a entrada de jornalistas na audiência e justificou os motivos que a fizeram vetar a transmissão pela TV como falta de espaço e estrutura da sala de sessões para a instalação do equipamento da TV Justiça. "A minha sala de sessão é muito pequena. Eu corri para falar com a TV Justiça quando percebi isso. Mas pode vir o jornalista que quiser. Só retirei a autorização da transmissão por TV da sessão, lamentando muito", disse.

Com informações do site GLS.com

Leia mais