Justiça portuguesa absolve jornalista que se recusou a revelar identidade de fonte

Justiça portuguesa absolve jornalista que se recusou a revelar identidade de fonte

Atualizado em 22/04/2009 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA*.

A jornalista portuguesa Paula Martinheira, do jornal Diário de Notícias , foi absolvida pela Justiça de Portugal pela acusação de negar informações sobre uma fonte.

Em 2003, ela publicou uma reportagem sobre investigações na região do Algarve; o órgão de Turismo do local era, na época, suspeito de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, abuso de poder e uso indevido do dinheiro público.

Segundo o Diário de Notícias , o Ministério Público português pediu a quebra de sigilo da jornalista, tentando obrigá-la a revelar a identidade de sua fonte e alegando que ela violou um segredo de Justiça.

No entanto, Paula se recusou a dar as informações pedidas. Ao analizar o processo, a juíza Cláudia Tenazinha aceitou que a profissional não quebrasse seu sigilo.

* No próximo dia 4 de maio, a Revista e o Portal IMPRENSA realizam o "II Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia", com o apoio da Rede Globo, ABI, OAB-SP e Fiesp. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando . As vagas são limitadas.

Leia mais