Justiça obriga a retirada de comunidades ofensivas a Eurico Miranda do Orkut

Justiça obriga a retirada de comunidades ofensivas a Eurico Miranda do Orkut

Atualizado em 03/03/2008 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

No dia 23 de janeiro, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, entrou com uma ação na Justiça, por meio de sua advogada, Gracilia Amorim Portela, contra o Google Brasil Internet Ltda., empresa que administra o site de relacionamento, Orkut.

O pedido era de que a empresa o reparasse por danos morais, já que o dirigente do time carioca diz ter se sentido ofendido por usuários do site, que criaram comunidades ofensivas a ele, além de falsos perfis. Eurico ganhou uma antecipação da tutela na ação.

Segundo a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o Google fica obrigado a retirar do ar qualquer material que seja considerado ofensivo ao dirigente, sob pena de pagamento de multa de R$ 100 por dia. A assessoria do Vasco confirmou a informação.

No Orkut, há várias comunidades negativas contra Eurico Miranda, a maior delas tem cerca de 27 mil internautas cadastrados.

No entanto, o dirigente do Vasco não é o primeiro a ganhar uma ação contra o Orkut. O zagueiro Roque Júnior, por exemplo, teve o parecer favorável em primeira instância contra o Google Brasil. O piloto de Fómula-1, Rubens Barrichello também ganhou uma ação contra Orkut, em meados do ano passado.

As informações são do site do Globo Esporte.

Leia mais: