Justiça mantém proibição de campanha de "cura gay" nos ônibus de Londres

A Justiça britânica proibiu o grupo anglicano Core Issues Trust de fazer publicidade nos ônibus de Londres sugerindo que é possível se curarda homossexualidade, informou O Globo , nesta segunda (25/3).

Atualizado em 25/03/2013 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.


Leia também

- - -


Crédito:Reprodução Campanha polêmica foi proibida pela Justiça britânica
"Gay não! Ex-gay, pós-gay e orgulhoso. Supere isso!", dizia a campanha que o grupo pretendia anunciar nas laterais dos ônibus vermelhos de Londres. A iniciativa seria uma resposta à campanha veiculada nos mesmos coletivos pelo grupo Stonewall, de direitos homossexuais, sob os dizeres "Algumas pessoas são gays. Supere isso".


A juíza Beverley Lang negou o pedido de revisão judicial feito pelo Core Issues Trust a respeito da proibição em abril de 2012 da ação pela Secretaria de Transporte de Londres (TFL, na sigla em inglês). "(A publicidade) não dava contribuição para um debate razoável", argumentou a magistrada.


Segundo ela, a liberdade de expressão do grupo era contrabalanceada pelo risco da peça causar grande ofensa aos gays, além de aumentar o número de ataques homofóbicos.


O Core Issues Trust afirmou que irá recorrer da decisão por ela "sufocar" o debate livre e aberto sobre o assunto e "discriminar" aqueles que rejeitam uma identidade gay.


Críticas

Apesar de manter a decisão da TFL, a juíza criticou o órgão, sugerindo que a instituição usou de dois pesos e duas medidas ao banir os anúncios da Core Issues Trust após ter permitido a campanha do grupo Stonewall.