Justiça isenta jornalistas do Rio Grande do Sul de impostos sobre adicional de férias

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) conseguiu na justiça a isenção de pagamento de INSS e Imposto de Renda sobre o adicional de férias para os que trabalham com imprensa no estado.

Atualizado em 16/01/2015 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O benefício se estende, inclusive, a repórteres fotográficos e cinematográficos, diagramadores, ilustradores e chargistas.
Crédito:Divulgação Jornalistas gaúchos terão o benefício de não pagar INSS e imposto de renda sobre o adicional de férias O juiz federal Ricardo Nuske, da 13ª Vara Federal de Porto Alegre, deu parecer favorável a duas ações coletivas movidas pela entidade contra a União. Em entrevista ao site ojornalista.com.br, os advogados do sindicato, Carlos Golgo e Leonardo Nelsis Suarez, disseram que cerca de nove mil profissionais gaúchos serão beneficiados com a decisão.

“A ação é uma vitória de todos os trabalhadores jornalistas que, assim como as demais categorias, já sofrem com inúmeros descontos tributários em sua remuneração. Além desta conquista que já está em vigor, vamos seguir no trabalho para que tenhamos o mais breve possível o ganho retroativo aos últimos cinco anos. Acredito que toda a categoria ficará satisfeita com mais esta ação do Sindicato dos Jornalistas”, declara o presidente da entidade, Milton Simas.