Justiça francesa ordena retirada das bancas tabloide que ridicularizava Sarkozy

Justiça francesa ordena retirada das bancas tabloide que ridicularizava Sarkozy

Atualizado em 16/07/2010 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, obteve nesta sexta-feira (16), na Justiça, o direito de retirar das bancas a edição do tabloide Le Monte , uma paródia do jornal Le Monde , que trazia fotomontagens que o ridicularizavam. Segundo a AFP, o advogado da publicação considerou a decisão "preocupante", pois traz questionamentos sobre liberdade de expressão no país.

A edição de julho-agosto da publicação bimestral, que apresenta as caricaturas com o título "Nicolas Sarkozy na prisão", utiliza, segundo as atas do processo, o rosto do presidente sem autorização. "(...) representando-o nu na cela, prestes a ser impelido a um ato sexual com uma cabra, atrás das grades de uma prisão, ajoelhado de cuecas (...)".

Dando razão ao chefe de Estado, os magistrados do Tribunal de Grande Instância de Paris condenaram a Sonora Média, responsável pela publicação, a ocultar a imagem em todos os exemplares da edição de verão, sob pena de multa de 100 euros por imagem não escondida. A empresa ainda teve que repassar um euro a Sarkozy, a título simbólico, para "reparar prejuízos".

A Justiça considerou que a publicação "ultrapassa os limites admitidos e constitui um atentado à dignidade da pessoa humana".

"É um humor colegial, um tanto 'trash' mas não é perigoso, a decisão nos parece desproporcional", disse a editora da Le Monte , Stéphane de Rosnay, confirmando que o tabloide está sendo retirado das bancas.

Leia mais

-
-