Justiça eleva classificação de novela da Rede Globo para 14 anos
Justiça eleva classificação de novela da Rede Globo para 14 anos
O Ministério da Justiça decidiu, na última quarta-feira (19), elevar de 12 para 14 anos a classificação indicativa da novela "Duas Caras", exibida pela Rede Globo. A reclassificação foi motivada por cenas consideradas sexualmente apelativas.
Além de ter sua classificação alterada, a novela só poderá ser exibida após as 21h, o que já ocorre em estados que adotam o horário de Brasília. Nos estados que possuem diferença de uma até três horas, no entanto, a medida entrará em vigor no dia 9 de janeiro.
O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., declarou, na última quarta-feira (19), que a decisão foi técnica, baseada na avaliação dos classificadores. De acordo com matéria publicada nesta quinta-feira (20) no jornal Folha de S.Paulo , cenas consideradas de apelo sexual motivaram a decisão do ministério.
O texto da Folha informava ainda que a Rede Globo deverá entrar com recurso alegando que fez modificações para se adequar à faixa dos 12 anos. O ministério terá 30 dias para elaborar uma nova sentença.
A Central Globo de Comunicação afirmou que só irá se pronunciar no momento em que for oficialmente notificada ou quando a decisão do ministério for publicada no Diário Oficial da União .
O autor da novela, Aguinaldo Silva, declarou em seu blog que em 1985 não precisou explodir a boate Sexus de "Roque Santeiro", apesar de haver censura oficial à época. "Hoje, nós todos nós criadores devemos dar graças aos céus, pois vivemos em uma democracia, cujos líderes lutaram bravamente contras as arbitrariedades de então, e por isso, jamais admitiram o retorno desse estado de coisas".
Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal
Leia mais






