Justiça do Peru confirma sentença contra Fujimori por assassinatos e sequestro de jornalista

Justiça do Peru confirma sentença contra Fujimori por assassinatos e sequestro de jornalista

Atualizado em 04/01/2010 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na noite do último sábado (02/01), foi divulgada pela Justiça do Peru a sentença de 25 anos de prisão dada ao ex-presidente do país, Alberto Fujimori, por assassinatos e sequestros. Entre as vítimas está o jornalista Gustavo Gorriti, sequestrado em 1992 quando era correspondente do jornal espanhol El País no Peru.

Divulgação
Alberto Fujimori

Segundo Ronaldo Gamarra, secretário-executivo da Coordenação Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e responsável pela parte civil do processo, a sentença é "definitiva e qualquer outra ação para pedir sua anulação será uma tentativa inútil". O advogado de Fujimori, César Nakazaki, afirmou que tem a intenção de anular a decisão com um habeas corpus, levando o processo para o Supremo Tribunal.

O ex-presidente, de 71 anos de idade, deverá ficar preso até 10 de fevereiro de 2032 e pagar US$ 64.843 aos sobreviventes e familiares das vítimas assassinadas e US$ 32.421 pelos sequestros. Em entrevista coletiva, Gamarra disse que agora "a sentença terá que ser executada e cumprida com respeito e garantias", informou a agência de notícias Efe.

Leia mais